Gerenciamento de Projetos de TI com Scrum

16 de março de 2022
Adriano Martins Antonio

Os projetos de TI sempre existiram, mas nem sempre existiu o Gerenciamento de Projetos, principalmente da forma que a gente conhece hoje.

Com a existência de várias pessoas trabalhando, começou a surgir o problema e o debate sobre como gerenciar grandes projetos. Logo, cresceu a necessidade de criar o papel de Gerente de Projetos.

E o Scrum, que é utilizado em uma variedade enorme de contextos, nasceu na área de Gerenciamento de Projetos de TI.

Sobre o Scrum

O Scrum é um framework estruturado, abrangente e normalmente mais flexível que a metodologia.

Por meio dele, é possível trabalhar com outras ferramentas, como XP, FDD, DSDM, entre outras opções ágeis, usando cada uma delas conforme a necessidade, e algumas vezes, combinando duas ou mais delas.

Enfim, seja qual for a metodologia, o fato é que todas vão buscar atender à Qualidade através do conhecido triângulo de ferro, composto por: Prazo, Custo e Escopo.

No entanto, nem sempre o Scrum é recomendado em todas as ocasiões, todas as empresas ou todas as pessoas. 

Por exemplo, entendendo bem os requisitos desde o começo, sem nunca mudá-los, e, além disso, estando as partes interessadas e os clientes sempre de acordo com esses requisitos, provavelmente o ideal é se manter no gerenciamento tradicional.

No Scrum, a comunicação tem que ser justa, diária e constante.

Aliás, outro fator a se levar em consideração antes de migrar para um ambiente ágil é ver se tem alguém disposto e disponível para assumir o papel de Product Owner – se a pessoa pelo menos estará apta a assumir responsabilidades delicadas.

Aproveite para conferir quem é quem em Product Owner e Product Manager.

Vantagens do Scrum

Na realidade, o ponto central na decisão de usar o Scrum é compreender se o modelo atual que você usa é aderente, se traz resultados, se já foi executado muitas vezes, se é conhecido por todos, se não gera riscos ou atrasos, e, especialmente, se as entregas são bem conhecidas.

Afinal, se a resposta para tudo isso é positiva, não há razão para migrar para os métodos Scrum, pois se o objetivo dele é gerar valor para a organização e isso já ocorre, por que mexer em time que está ganhando, não é?

Um benefício enorme do Scrum é a priorização dos itens no início de cada ciclo, que tem como propósito entregar aquilo que é importante, prioritário e de missão crítica o mais rápido possível.

Ou seja, é possível entregar, logo nas primeiras semanas, algo em que o cliente já pode usar.

Quando usar o Scrum?

Então, se as questões sobre as estimativas, excesso de documentação, falta de planejamento, distância e problemas de comunicação incomodam sua área ou projeto, vale a pena pensar na possível implementação do Scrum. 

As metodologias ágeis são responsáveis pela melhoria de vários aspectos, não só na entrega do produto, mas também na mudança cultural, na motivação da equipe, na comunicação e no foco no que é importante.

Para o Scrum, o importante é o resultado e o produto funcionando e não necessariamente a documentação.

O que importa é a interação, bem mais do que os processos e as ferramentas.

Veja como planejar uma boa sprint com base no Scrum Guide.

Princípios do Scrum

É necessário mencionar que existem 12 princípios do Scrum, criados ainda no começo dos anos 90. Na verdade, Schwaber e Sutherland se juntaram para manifestar os princípios do desenvolvimento ágil, mas que acabaram sendo considerados como os criados do Scrum.

São eles:

1 – “Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.”

2 – “Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento.  Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.”

3 – “Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.” 

4 – “Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.”

5 – “Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.” 

6 – “O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.”

7 – “Software funcionando é a medida primária de progresso.” 

8 – “Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente”

9 – “Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.”

10 – “Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado – é essencial.”

11 – “As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.”
12 – “Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.” 

Scrum na prática

Normalmente, quando alguém tem uma ideia para uma solução ou para resolver um problema, essa pessoa submete para aprovação.

Então, após a aprovação da ideia, coloca-se um responsável para conduzir essa frente (em geral, é o Product Owner).

Ocorre um pontapé inicial no projeto, tradicionalmente acompanhada pelo patrocinador do projeto, o Scrum Master, a equipe de desenvolvimento ou outras partes interessadas. Aqui, é descrita e visão do projeto, riscos, premissas, etc., isto é, é definido o escopo de alto nível do projeto.

Com base nisso, se começa a planejar o projeto, começando pelas estimativas e o detalhamento dos requisitos do projeto por meio de diversas técnicas do Scrum.

Além disso, pode-se usar quadros brancos para o planejamento e demonstração do andamento do projeto, além de usar essas ferramentas diariamente para atualizar o progresso.

Até aqui nada muda de um projeto Scrum para o Tradicional, mas a forma que se conduz as fases é que fará toda diferença.

Por fim, leia os outros textos do blog para ter mais informações sobre Scrum.

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