Quais São os Princípios do Cobit 2019?

27 de janeiro de 2023
Adriano Martins Antonio

A transformação digital, no mundo moderno, tem tomado proporções estarrecedoras. Com ela, a informação e a tecnologia têm se tornado crucial para o crescimento das empresas. Nesse contexto, o foco das organizações na governança corporativa de informação e tecnologia (EGIT) cresce vertiginosamente ao longo dos últimos anos. Por isso, conhecer os princípios do Cobit 2019 é essencial.

O COBIT 2019 agrega e organiza mais de 25 anos de frameworks e melhores práticas da área.

Se você deseja conhecer, ou até mesmo se já conhece, o COBIT 2019, a compreensão de seus princípios pode ajudar (e muito) a ter uma visão completa e, principalmente, correta, de tudo o que é descrito no documento. 

Afinal, os princípios são elementos-chave que guiam todos os conceitos, melhores práticas de gerenciamento e a implementação do sistema de governança. Com os princípios em mente, você evita que as decisões a serem tomadas em um sistema fujam dos objetivos mais fundamentais da implementação.

O COBIT 2019 foi desenvolvido com base em dois conjuntos de princípios: Princípios para um Sistema de Governança e Princípios para um Framework de Governança.

Os 6 Princípios para um Sistema de Governança

No Cobit 2019, esses são os princípios que descrevem os principais requisitos de um sistema de governança para informações e tecnologia da organização.

Os seis princípios para um sistema de governança são:

  1. Fornecer valor para as partes interessadas – Provide Stakeholder Value
  2. Abordagem holística – Holistic Approach
  3. Sistema de governança dinâmico – Dynamic Governance System
  4. Governança distinta da gestão – Governance Distinct From Management
  5. Adaptado às necessidades da organização – Tailored to Enterprise Needs
  6. Sistema de governança de ponta a ponta – End-to-End Governance System

Vamos a eles:

1. Fornecer valor para as partes interessadas – Provide Stakeholder Value

O primeiro princípio do Cobit 2019 define que cada organização precisa de um sistema de governança para atender às necessidades das partes interessadas e gerar valor a partir do uso de I&T. 

O valor reflete um equilíbrio entre benefícios, riscos e recursos, e as organizações precisam de uma estratégia acionável e de um sistema de governança para atingir esse valor.

2. Abordagem holística – Holistic Approach

Este princípio do Cobit 2019 define que um sistema de governança para I&T corporativos é construído a partir de vários componentes que podem ser de diferentes tipos e que trabalham juntos de maneira holística.

3. Sistema de governança dinâmico – Dynamic Governance System

No Cobit 2019, um sistema de governança deve ser, por princípio, dinâmico.

Ou seja, isso significa que cada vez que um ou mais dos fatores de desenho são alterados (por exemplo, uma mudança na estratégia ou tecnologia), o impacto dessas mudanças no sistema EGIT deve ser considerado. 

Uma visão dinâmica da EGIT levará a um sistema EGIT viável e resiliente.

4. Governança distinta da gestão – Governance Distinct From Management

Outro princípio do Cobit é que um sistema de governança deve distinguir claramente entre as atividades e estruturas de governança e gestão.

Governança:

  • O que fazer;
  • Dar o norte;
  • Direciona, monitora e avalia;
  • Responsabilidade do conselho.

Gestão:

  • Como fazer;
  • Processos de trabalho;
  • Planeja, executa e controla;
  • Responsabilidade dos gestores.
5. Adaptado às necessidades da organização – Tailored to Enterprise Needs

O sistema de governança deve ser adaptado para as necessidades da organização usando um conjunto de fatores de desenho como parâmetros para adaptar e priorizar os componentes do sistema de governança.

6. Sistema de governança de ponta a ponta – End-to-End Governance System

O Cobit 2019 tem como princípio que um sistema de governança deve cobrir a organização de ponta a ponta, concentrando-se não apenas na função de TI, mas em toda tecnologia e processamento de informações que a organização estabelece para atingir seus objetivos, independentemente de sua localização na organização.

Os 3 Princípios para um Framework de Governança

No Cobit 2019, estes princípios guiam uma Estrutura de Governança que possa ser usada para construir um sistema de governança para a organização.

Os três princípios para um framework de governança são:

  1. Baseado no modelo conceitual – Based on Conceptual Model
  2. Aberto e flexível – Open and Flexible
  3. Alinhado aos principais padrões – Aligned to Major Standards
1. Baseado no modelo conceitual – Based on Conceptual Model

Um framework de governança deve ser baseado em um modelo conceitual, identificando os principais componentes e relacionamentos entre os componentes, para maximizar a consistência e permitir a automação.

2. Aberto e flexível – Open and Flexible

Um framework de governança deve ser aberto e flexível. Deve permitir a adição de novos conteúdos e a capacidade de abordar novos problemas da maneira mais flexível, mantendo a integridade e consistência.

3. Alinhado aos principais padrões – Aligned to Major Standards

Um framework de governança deve se alinhar às principais normas, padrões, frameworks e regulamentos relacionados.

Conclusão

Seguindo os princípios acima, suas decisões ao implementar e manter um sistema de governança de informação e tecnologia sempre estarão pautadas pelos objetivos principais do COBIT 2019. Portanto, entenda-os, revise-os e estude-os constantemente, e, assim, você estará sempre no caminho certo.

O ChatGPT e a revolução das IAs

No fim do ano passado, uma das mais recentes tecnologias de Inteligência Artificial (IA) foi lançada para uso totalmente gratuito – o ChatGPT.  A ferramenta

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine Minha Newsletter

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.