O ChatGPT e a revolução das IAs

3 de fevereiro de 2023
Adriano Martins Antonio

No fim do ano passado, uma das mais recentes tecnologias de Inteligência Artificial (IA) foi lançada para uso totalmente gratuito – o ChatGPT. 

A ferramenta trata-se de um chatbot construído sobre a família de modelos de linguagem GPT-3, desenvolvida ao longo de vários anos pela OpenAI, uma companhia de pesquisa e desenvolvimento em Inteligência Artificial sem fins lucrativos (Open AI Incorporated).

Como já sabemos, as Inteligências Artificiais estão evoluindo rapidamente para realizarem tarefas cada vez mais complexas, sem que quase nenhum esforço humano seja necessário. Assim, a disponibilização gratuita e a acessibilidade do ChatGPT configuram-se, em si mesmas, uma revolução para a tecnologia – e, potencialmente, para toda a nossa sociedade.

O que é o ChatGPT?

“O ChatGPT é um exemplo de inteligência artificial baseada em linguagem, treinada com milhões de exemplos de conversas humanas, permitindo que ele responda a perguntas e tenha diálogos com humanos de maneira natural. Esta capacidade de compreender e responder a perguntas humanas tem uma ampla gama de aplicações, desde atendimento ao cliente até a criação de conteúdo personalizado.”

Se você ainda duvida das capacidades dessa tecnologia, saiba que quem escreveu o último parágrafo deste texto não fui eu, mas sim a própria IA do ChatGPT (afinal, quem melhor para nos explicar sobre uma tecnologia do que ela mesma, não é verdade?). Veja:

Com um simples input – “Escreva um artigo sobre a revolução que o ChatGPT e as Inteligências Artificiais representam para a sociedade” – a IA foi capaz de desenvolver um texto completo e pronto para ser lido e compreendido com facilidade, deixando imperceptível o fato de que não foi escrito por um ser humano.

Da mesma forma, é possível pedir para que ela escreva textos sobre praticamente qualquer coisa, responda a perguntas, resolva problemas e mantenha diálogos compreensíveis e elaborados.

Você pode pedir, por exemplo, que ela explique um tópico difícil em termos simples, crie uma receita com determinados ingredientes, escreva um roteiro para um curta-metragem ou, até mesmo, que apresente argumentos eficientes para defender uma ideia.

Impactos das Inteligências Artificiais na sociedade

O texto gerado ainda levanta questões sobre seu impacto na sociedade, tanto para os seus benefícios quanto para possíveis problemas decorrentes de seu uso generalizado:

“Além disso, as inteligências artificiais também estão mudando a forma como as empresas conduzem negócios e tomam decisões. Com a capacidade de processar enormes quantidades de dados e identificar padrões, as IA estão ajudando as empresas a tomar decisões informadas e a automatizar tarefas rotineiras.”

“No entanto, também há preocupações sobre o impacto dessas tecnologias na sociedade, especialmente no que diz respeito ao emprego. Há o medo de que as IA e os chatbots possam substituir muitos trabalhos humanos e levar a um aumento da desigualdade econômica.”

Bom, pelo menos o ChatGPT não esconde suas próprias controvérsias.

A revolução já chegou, Mas… cuidado!

Os serviços de Inteligências Artificiais como esta possibilitam um futuro (e um presente) inimaginável para a sociedade. A redução do trabalho humano traz consigo a possibilidade de que foquemos em áreas mais estratégicas, que tenhamos mais tempo para o lazer. E, principalmente, que o progresso da civilização se acelere cada vez mais, direcionando o coletivo para atividades cada vez mais científicas e criativas.

A revolução das inteligências artificiais e chatbots já chegou. Mas, embora possa trazer mudanças significativas, é importante que a sociedade aborde a tecnologia de forma responsável e ética, usando-a para melhorar a vida das pessoas, em vez de prejudicá-la.

Você pode acessar o ChatGPT clicando aqui: https://chat.openai.com/chat

Até a próxima! (E prometo não substituir minha presença por IA nos próximos textos.)

O ChatGPT e a revolução das IAs

No fim do ano passado, uma das mais recentes tecnologias de Inteligência Artificial (IA) foi lançada para uso totalmente gratuito – o ChatGPT.  A ferramenta

Leia Mais »

Uma resposta em “O ChatGPT e a revolução das IAs”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine Minha Newsletter

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.