Estendemos o Black Friday! 🔥🔥🔥

Agora, termina em:

Dia
Horas
Minutos
Segundos

Educação Continuada para profissionais de TI

Adriano Martins Antonio

Adriano Martins Antonio

em 26 de dezembro de 2023

Fique ligado

​Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Em qualquer empresa, treinamentos e educação continuada são ideias consideradas nobres. Afinal, o quão perfeito seria o mundo se todos os funcionários gastassem pelo menos um quarto de seu tempo aprendendo novas técnicas e conceitos para aprimorar suas habilidades?

Entenda hoje o conceito de educação continuada e como esse conceito vem sendo associado com a própria evolução tecnológica, que está exigindo cada vez mais a reciclagem de capacitação dos profissionais de TI.

Ou seja, eles precisam se manter atualizados para o mercado de trabalho. Veja ainda a importância do investimento na educação continuada.

O que é Educação Continuada? Conceito geral

Em resumo, educação continuada significa uma aprendizagem constante de qualificação do indivíduo e não está apenas atrelada ao meio profissional, mas também aos âmbitos acadêmico e pessoal.

A ideia por trás desse conceito é que nunca é tarde para aprender ou mesmo que sempre existe algo novo a assimilar. E isso é verdade, não é?

Profissionalmente, obter qualificações é algo fundamental para o atual mercado de trabalho, afinal ele é caracterizado pelas constantes mudanças. Dessa forma, cada profissional pode ficar ainda mais apto a executar suas funções se estiver atento às mudanças e atualizações existentes em sua área.

Vale lembrar que a educação continuada existe em vários formatos diferentes, como seminários, workshops, cursos de curto prazo, à distância, online, etc.

O foco, ainda tratando-se do âmbito profissional, é que as empresas desenvolvam programa de educação continuada para ajudar os funcionários na constante atualização sobre as tendências do mercado.

Infelizmente, em muitas empresas não há priorização na educação continuada. Isso porque muitos empregadores prestam atenção ao seu orçamento, nas listas de tarefas (que são bastante longas) e até no receio de o dinheiro gasto em treinamentos indo pelo ralo com a saída dos funcionários.

A Educação Continuada é importante para os profissionais de TI?

Essa situação (de evitar a aplicação de educação continuada nas empresas) é gritante, principalmente nos departamentos de TI. E óbvio: um caminho errado. Treinar e investir nos funcionários de TI vem sendo cada vez mais importante.

Quem desfruta atualmente de uma carreira na Tecnologia da Informação trabalhou duro para obter seu diploma de bacharel, certificações internacionais e outras formações avançadas. Mas a educação continuada para funções de TI apresenta ainda mais desafios quando se trata de aprender sobre tecnologias emergentes e práticas recomendadas mais recentes.

Por isso, as organizações que são espertas sabem o quanto é válido exigir que os profissionais de TI ocasionalmente busquem pelo menos vários créditos em educação continuada.

Isso porque assim será possível se concentrar em novas tecnologias, plataformas, sistemas de bancos de dados, preocupações com segurança e outros assuntos de alta relevância para a empresa.

No entanto, ao invés de serem considerados um fardo, a educação continuada deve ser vista como a melhor maneira para se atualizar constantemente no campo e fornecer o mais alto nível de serviço e gerenciamento para grandes organizações onde a TI é essencial para a viabilidade a longo prazo.

Hoje, entendemos que a TI é crucial para qualquer negócio e as novas ferramentas tecnológicas (e a velocidade com que elas surgem) causam um impacto grande na mão de obra disponível.

Aplicar educação continuada visa justamente garantir que não falte mão de obra qualificada e que não haja prejuízos nas organizações.

Como estão os profissionais de TI?

Falando em escassez de profissionais, uma área que precisa urgentemente que profissionais sejam qualificados para trabalhar com ela é a de Inteligência Artificial.

Com o uso da TI, as empresas são capazes de visualizar as mudanças com mais rapidez, além de acompanhar a oferta e demanda, já que os consumidores se sentem mais ansiosos em ter seus produtos de maneira cada vez mais rápida, sem perder a qualidade, claro.

Logo, ter funcionários capacitados a enxergar as ferramentas necessárias para alcançar tais objetivos – e também usar essas ferramentas corretamente – é um diferencial enorme.

Como usufruir da educação continuada na área de TI?

Não existe uma regra definida, pois os requisitos para educação continuada variam de empresa para empresa.

É interessante que os profissionais de TI se inspirem a procurar qualificação periodicamente, e em geral, a maioria exige entre três a nove horas de educação continuada a cada dois anos.

Outras organizações exigem três horas por ano, enquanto outras ainda exigem algo ainda menos frequente. Em quase todos os casos, o requisito ficará claro quando ocorrer a contratação do profissional de TI na empresa.

Enfim, a educação continuada acompanha os novos sistemas operacionais. São ferramentas de software de banco de dados, ideias de gerenciamento de rede e melhores práticas em evolução. Todas devem mudar à medida que novos sistemas chegam ao mercado.

Dessa maneira, a exigência de buscar educação para TI realmente beneficia a empresa. Mas também é vantajoso para aqueles que têm um real interesse em sempre atuar em seu mais alto nível.

Por fim, entendemos que ter um departamento de TI que promove impacto sólido na linha de fundo é importantíssimo para a empresa. Mas claramente isso só irá acontecer se ocorrer compromisso com um programa de treinamento constante.

Nunca subestime o aprendizado. Ele é a arma mais poderosa no crescimento da organização e na certeza do alcance dos objetivos estabelecidos.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *