Como implementar um projeto Agile em um departamento de TI de grande porte

17 de novembro de 2021
Adriano Martins Antonio

As metodologias ágeis são capazes de revolucionar a forma como uma empresa trabalha, aumentando sua produtividade, melhorando seu tempo e otimizando os investimentos.

De modo geral, o gerenciamento ágil é uma realidade crescente em organizações de pequeno e médio porte, mas departamentos de TI de grande escala também podem contar com os benefícios dessa implementação.

É sobre isso que falaremos hoje: como é possível introduzir o Agile em empresas de grande porte.

Breve resumo da Metodologia Ágil

Antes de abordarmos o ponto principal desse texto, é importante resumir o que é Agile para então partir para a ideia de implementação.

A Metodologia Ágil é uma espécie de guia para empresas de todos os segmentos e tamanhos que desejam melhores resultados e aumento na produtividade.

Por isso, o Agile possui alguns preceitos que devem ser conhecidos: 

  • As interações e os indivíduos são mais importantes do que os processos e as ferramentas,
  • O funcionamento do software é mais valioso do que a documentação,
  • A participação dos clientes deve ir até o desenvolvimento e não parar nas negociações,
  • O projeto deve sempre estar aberto a mudanças.

Aliás, se o seu projeto com Agile está falhando, pode-se apontar alguns motivos. Já falei sobre isso aqui no blog e recomendo a leitura!

Benefícios da adoção de Agile nas empresas

Incorporar as metodologias ágeis nas organizações é uma das melhores formas de se ajustar às novas exigências do mercado hoje em dia, assim como manter a competitividade.

Dessa maneira, um projeto com Agile pode proporcionar alguns destaques nas empresas, como:

  • Administração de mudanças de prioridades,
  • Visibilidade de acompanhamento do projeto,
  • Alinhamento de Negócios,
  • Velocidade de entrega e lançamento para o mercado,
  • Produtividade da equipe.

Em suma, é fácil notar que a Metodologia Ágil traz mais satisfação para a equipe, permite o desenvolvimento de produtos e serviços que realmente são pertinentes ao mercado atual, evita reuniões desnecessárias e improdutivas, assim como planejamentos sem controle e também identifica talentos.

Como implementar um projeto com Agile em TI de grande porte?

Podemos ver um investimento pesado em Agile nas pequenas e médias empresas, mas como fazer isso em departamentos de TI de grande porte?

Então, é simples concordar que todas as grandes empresas necessitam de estruturas ágeis, mas a questão é como escalonar isso?

É essencial ter conhecimento básico dessa metodologia para que ela seja aplicada na empresa, porém alguns passos são essenciais para que a implementação ocorra de maneira apropriada:

Liderança ágil

Primeiramente, toda a aplicação da agilidade precisa começar nos cargos de liderança. 

Os líderes precisam enxergar as equipes como se fossem “clientes” para que sejam capazes de mostrar desempenho rápido na atuação.

Além disso, os líderes devem atuar como coaches de suas equipes, de modo a introduzir a metodologia ágil no dia a dia de trabalho, focando em melhorar a performance individual e, é óbvio, para que cada um entenda e saiba aplicar a metodologia.

Identificação e gestão de talentos

Em segundo, para garantir a sobrevivência do departamento de TI de grande porte quanto à aplicação de um projeto com Agile, é necessário saber se adaptar.

Para isso, a ideia é treinar as equipes para que elas desenvolvam as habilidades de uma metodologia ágil.

Um método de recompensas se torna útil para ajudar a identificar quem está apto a se adaptar, assim como é indicado que você busque novos talentos que já tenham aptidão ao novo sistema para ter mais alinhamento à equipe.

Processo gradual de adoção do Agile

A aplicação do Agile deve ser feita com inteligência e gradual. Nunca deve-se aplicar a metodologia ágil de uma só vez. 

Logo, sugere-se a seleção das equipes por etapas, para assim identificar o momento certo de cada uma para migrar a essa nova forma de organização.

A dica é mapear certos pontos, como o objetivo de implantação, quantos níveis de risco, importância estratégica, necessidades de cada grupo e interdependências. 

Conhecimento equilibrado

Eventualmente, a velocidade de adoção do sistema ágil aumenta de maneira exponencial em relação ao número de pessoas com conhecimento sobre Agile.

Cada pessoa que entende sobre os valores e métodos ágeis pode propagar informações sobre para outros.

Portanto, entenda que a educação sobre metodologias ágeis possui um papel importante na adoção.

Conclusão

Com toda a certeza, para implementar um projeto com Agile em um departamento de TI de grande porte, é preciso entender o que são metodologias ágeis, como elas podem beneficiar a empresa e como aplicar.

Tudo é questão de aprendizado e cada resultado positivo dessa aplicação será um incentivo para ir além. 

Por fim, alguns contextos podem ser evitados, como o excesso de projetos paralelos ou acumulados, além do excesso de reuniões. Não seja um chefe que subestime decisões tomadas em equipe e não tenha processos de aprovação demorados ou que tenham muitas etapas.

Esses são erros que podem prejudicar a implementação da metodologia ágil, ok?

Você gostou do texto? Lembre-se de compartilhar com seus amigos, deixe um comentário caso tenha uma dúvida e acesse o blog para ler mais artigos interessantes!

O ChatGPT e a revolução das IAs

No fim do ano passado, uma das mais recentes tecnologias de Inteligência Artificial (IA) foi lançada para uso totalmente gratuito – o ChatGPT.  A ferramenta

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine Minha Newsletter

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.