A Tecnologia da Informação se tornou essencial, especialmente com o passar dos anos, afinal estamos falando de um suporte presente em todas as empresas, independentemente do tamanho.
Ou seja, seja ela pequena, média ou grande – assim como da área da organização –, a TI é um investimento necessário e evolutivo sempre.
Por isso, você precisa entender que a abordagem de segurança que o setor de Tecnologia da Informação carrega não pode permanecer apenas nele. Isso porque ela está presente em processos, tomadas de decisões, em uma melhor gestão e auxilia em encontrar soluções inovadoras.
Leia sobre a Segurança Cibernética na Cultura Organizacional.
A segurança da informação não é algo exclusivo do departamento de TI
Antigamente, a ideia de “monopolizar” a segurança da informação apenas para a área de TI tinha muito mais sentido do que agora. Isso se deve justamente ao acesso limitado aos ativos de TI nas organizações.
Por outro lado, hoje em dia esse tipo de acesso já é extremamente amplo, não é? Os computadores e recursos online das empresas estão disponíveis a mais pessoas, o que mostra o quanto a própria segurança da informação precisa de maiores cuidados.
Logo, todo ser humano dentro de uma organização precisa ser incluído na estratégia de segurança da informação! O motivo? Qualquer um pode se tornar uma vulnerabilidade explorável ou fonte de problemas. E isso nenhuma organização quer, né?
Não se pode esquecer que os ataques cibernéticos estão com técnicas e estratégias cada vez mais afiadas para ultrapassar quaisquer barreiras impostas pelas empresas.
Aliás, eu já falei aqui no blog sobre as tendências de ameaças cibernéticas de 2022 aqui – vale a pena ler!
Enfim, se os ataques cibernéticos começarem a tirar proveito de qualquer fraqueza humana dentro da organização, as coisas ficarão ainda piores.
Por isso mesmo, muitas pessoas apontam que o ser humano é o ponto fraco de toda organização. E eu também concordo!
Como envolver a Segurança da Informação como responsabilidade de todos?
Primeiramente, a ideia de envolver a Segurança da Informação para todos em uma empresa tem um objetivo óbvio: aumentar a postura de segurança da organização.
Nesse caso, a intenção não é repassar um “fardo”, mas sim compartilhar responsabilidades. E claro: as funções do departamento de TI não diminuem.
Cada empresa precisará trabalhar com essa ideia por meio de um projeto de incentivo para que as pessoas se envolvam corretamente com a segurança da informação.
Na realidade, a ideia é impulsionar ações de cooperativismo para atividades que não fazem parte do trabalho dos funcionários, mas de um modo que não pareça que você está os forçando a isso.
Ou seja, é possível pedir que eles colaborem para que a segurança da informação seja eficaz, ainda mais que cada um pode ser uma ferramenta – mesmo que involuntária – para os cibercriminosos atualmente, como comentei antes.
Para ajudar, a dica é que os próprios profissionais de segurança incorporem uma combinação de treinamentos de conscientização. Assim como adotar medidas tecnológicas dentro de uma aplicação séria de políticas, onde existam sanções e penalidades caso aconteça algum problema de segurança de TI causado por algum ser humano da empresa.
Algumas organizações criaram o conceito de “firewall humano”, isto é, quando a atuação das pessoas cria um tipo de escudo contra as ameaças cibernéticas.
No entanto, essas pessoas precisam estar capacitadas a esse ponto para que assim se reduza realmente a probabilidade de um ataque ser bem-sucedido.
Mudanças de mentalidade e valores essenciais
Enfim, para que isso ocorra de verdade em sua organização é necessário que exista uma mudança na própria mentalidade dos funcionários.
É papel da liderança da empresa dar o exemplo, agindo para influenciar e modelar os bons hábitos de segurança fundamentais para impedir os ataques, é claro.
Só a partir disso é que se poderá criar uma cultura de segurança da informação baseada em uma boa educação de segurança, usando ferramentas e medidas que darão aos colaboradores meios para ajudar na detecção e combate a qualquer tentativa de ataque cibernético.
Em resumo, conscientizar todas as pessoas dentro da organização é imprescindível para definir como se dará a melhor segurança, já que cada indivíduo entenderá quais são os perigos existentes se ocorrer exposição de dados, das violações e segurança e quais as possibilidades de cidadãos a partir disso tudo.
Além disso, os objetivos da empresa devem estar de acordo com os objetivos de desempenho individuais. Sem contar que as medidas técnicas e políticas seguras também devem ser usadas para aumentar e impor uma boa higiene de segurança!
Portanto, tenha em mente o seguinte: as informações de sua organização são um de seus maiores bens. Garantir a segurança delas não é responsabilidade de apenas uma ou duas pessoas: é de todos!
O treinamento e conscientização do pessoal é um dos passos mais importantes para a Segurança de TI.
Nesse caso, pense que uma empresa com informações seguras também passa uma imagem firme e confiante para os clientes!
Leia os outros textos do blog e fique sempre antenado sobre as notícias de Segurança de Tecnologia da Informação!
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