A Inteligência Artificial é um grande avanço da Era Digital que vem tomando cada vez mais espaço no nosso cotidiano como usuários. Hoje, está presente em serviços corriqueiros, compondo desde os algoritmos das nossas redes sociais preferidas, até o GPS que nos permite chegar em lugares desconhecidos por você, mas não pela máquina.
No mundo dos negócios, as transformações digitais também são uma crescente. Não se trata apenas de Inteligência Artificial, você provavelmente tem ouvido falar bastante em culturas ágeis. Entre elas está o DevOps, uma vez que oferece soluções para eliminar fragilidades, garantir novas versões frequentes, e integrar o time de Operações e Desenvolvimento.
Alguns especialistas apontam que a Inteligência Artificial (IA) e o Machine Learning (ML) podem trazer ainda mais melhorias para o DevOps. Quer entender mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo!
DevOps Artificialmente Inteligente
A Inteligência Artificial e o Machine Learning atualmente já são capazes de promover soluções que otimizam os processos de DevOps, pois podem ajudar a compreender de onde surgem incidentes de integração ou desenvolvimento contínuo, a identificar e resolver problemas, e até mesmo a processar os dados dos clientes. Ao analisar os processos de integração contínua, a IA traz três recursos: auto-aprendizado, previsão e automação.
Um exemplo são as equipes de DevOps que fazem o uso de Analytics, ou outras aplicações que oferecem serviços de análise de fluxo. Ao identificar e resolver incidentes, aprimoram a eficiência do projeto e a capacidade da equipe. Consequentemente, entregam uma melhor experiência ao cliente.
Deste modo, o DevOps, com a assistência da IA, está tomando a forma de um modelo cada vez mais preditivo.
Na realidade, o aprendizado de máquina dá origem a algoritmos, que com base em aprendizado estatístico, são treinados através de dados. Capaz de apontar melhorias no pipeline de desenvolvimento e alimentar o sistema com capacidade de auto-aprendizagem, possibilita também uma espécie de inovação contínua.
É interessante pensar que essa tecnologia possibilita estabelecer vínculos entre padrões anteriores, e a partir dessa informação, identifica que tipos de soluções foram dadas e se elas foram eficazes ou não.

Na área da segurança, por exemplo, não é fácil detectar com rapidez padrões alarmantes. Revisar registros e relatórios ao monitoramento pode levar muito tempo. O aprendizado de máquinas, aplicado à identificação de ameaças, pode perceber anomalias com muito mais agilidade. Em breve, essa tecnologia em evolução será capaz de dizer o que pode acontecer a partir disso e apresentará opções para fazer a mudança necessária. Tudo isso de forma automatizada!
O Machine Learning visa encontrar padrões em conjuntos de dados colossais, e por isso pode ajudar a gerenciar o grande volume de dados no DevOps. Além disso, a automação e a capacidade de agir de acordo com os recursos coletados por uma análise preditiva caem muito bem juntas. O DevOps passa a ser combinado com os requisitos de dados modernos da IA, e desse ambiente híbrido surge o DataOps.
IA com mentalidade de DevOps
No caminho inverso, os profissionais de ciência de dados, ou data science, também podem aprender e absorver os ganhos da cultura DevOps. Por que não aproximar os cientistas de dados e engenheiros de Machine Learning do Ops, já que diversas equipes já estão trabalhando próximas ao negócio?
A integração contínua e implantação contínua (CI/CD) são outro exemplo de práticas inovadoras do DevOps que também podem ser aplicadas aos componentes do aprendizado de máquina: oferecem controle de versão de algoritmos, dados, parâmetros e resultados.
Além disso, erros de aprendizado de máquina são fatores que podem causar fragilidade, mas as máquinas precisam errar para aprender. O DevOps tem as ferramentas necessárias para criar um ambiente seguro e eficiente no qual erros são aceitáveis, pois é um sistema que busca a antifragilidade no aprimoramento através das falhas.
Conclusão
A Inteligência Artificial pode impulsionar as práticas do DevOps ainda mais longe através da sua capacidade extraordinária de análise de dados, e o DevOps, por sua vez, proporciona uma base sólida para a IA por meio de uma mudança de cultura que dá suporte para a experimentação.
Agora você já sabe um pouco sobre como esses dois gigantes podem colaborar entre si. Gostou desse conteúdo? Não deixe de comentar e compartilhar com os amigos!