Forense Digital: descubra a sua importância!

4 de agosto de 2021
Adriano Martins Antonio

A forense digital é uma ciência que se propõe a investigar crimes cibernéticos. Ela surgiu e cresceu a partir de conhecimentos científicos provenientes de outra área – neste caso, a ciência forense, já mais antiga.

Ainda assim, por certo, o trabalho de um profissional de forense digital exige alguns conhecimentos específicos. Você sabe como ele atua? E como entrar neste nicho? Me acompanhe para saber mais!

O que é forense digital?

Antes de mais nada, você sabe o que é a forense digital? Pois bem, como indica o nome, já se pode ver, a princípio, que se relaciona com a ciência forense, adicionando a ela o mundo digital, é claro.

Mas o que isso quer dizer, então? Bom, significa que é um ramo do conhecimento o qual está focado em recuperar e em investigar materiais que podem estar relacionados a crimes digitais.

Embora no início de sua utilização o termo tenha sido utilizado como um sinônimo de computação forense, ele evoluiu ao passar do tempo. Hoje, entende-se de uma forma mais ampla, cobrindo uma atuação maior.

Por exemplo, atualmente o entendimento é de que a digital forense, como é o termo inglês, pode ser aplicada a qualquer dispositivo que possa armazenar dados. Num mundo cada vez mais digital, isto é a cada dia mais amplo.

Pense, por exemplo, que o primeiro crime cibernético conhecido ocorreu em 1978. Depois disso, as primeiras legislações que começaram a tratar do tema vieram, em geral, somente a partir dos anos 1990.

E, então, apenas a partir das últimas duas décadas que a forense digital começou a ser utilizada. Isto significa que é tudo muito novo, e de certa forma em constante evolução.

Leia também: Como gerenciar riscos?

Como é este trabalho?

Como síntese do que foi dito acima, pode-se resumir um pouco o que é a forense digital. Este trabalho é um processo em que são identificadas, analisadas, preservadas e documentadas as evidências de um possível crime digital.

Via de regra, portanto, esta documentação pode acabar sendo entregue a um tribunal, que irá julgar as evidências. Isto demonstra como este profissional atua lado a lado com a justiça.

O grande objetivo é preservar toda e qualquer evidência na sua forma original, sem alterá-la. Só que, neste meio tempo, o profissional também deve ser capaz de investigar de forma estruturada, para identificar e validar as informações que de fato auxiliem no processo investigativo.

Outro ponto importante é que a digital forense não é utilizada somente pela justiça. Hoje em dia, as empresas têm se valido destes profissionais também, embora com uma motivação um pouco distinta.

No caso empresarial, os investigadores forenses procuram identificar e gravar detalhes de algum incidente potencialmente criminoso. Eles fazem parte, portanto, de processos de respostas de incidentes e auxiliam no levantamento de provas e indícios.

Quais são as etapas envolvidas?

Como foi possível notar até aqui, a forense digital é uma ciência que exige grande cautela em seus métodos. Eles precisam ser feitos cautelosamente e com muito critério, a fim de evitar qualquer erro que possa colocar em risco a investigação e a validade das provas.

Para que isto ocorra com sucesso, normalmente algumas etapas são seguidas pelos profissionais. Os especialistas recomendam algumas como estas:

  1. Busca por uma resposta inicial, que possa levar a indícios;
  2. Busca e apreensão de evidências nos dispositivos envolvidos;
  3. Coleta de dados destes dispositivos, utilizando métodos forenses;
  4. Proteção das evidências, ao mesmo tempo em que se atesta sua validade e autenticidade;
  5. Aquisição de dados, permitindo a identificação dos incidentes que levaram ao problema ou crime em questão;
  6. Avaliação de todas as evidências coletadas, em seu conteúdo;
  7. Fase de documentação e de elaboração de relatórios com o resultado das análises;
  8. Potencialmente atuar como especialista, se for necessário.

Ou seja, esta é uma área que exige rigor e método. Para ter sucesso, você deve seguir com cuidado estas etapas, especialmente as mais técnicas.

Como ser um forense digital?

Para atuar como forense digital, você deve ter conhecimentos de segurança da informação, e também das ciências forenses. Neste caso, o ideal é consumir o máximo de conteúdo sobre a área, se tornando um especialista no assunto.

Fique de olho, pois aqui no meu blog você confere vários artigos sobre segurança cibernética e segurança da informação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O ChatGPT e a revolução das IAs

No fim do ano passado, uma das mais recentes tecnologias de Inteligência Artificial (IA) foi lançada para uso totalmente gratuito – o ChatGPT.  A ferramenta

Leia Mais »

Assine Minha Newsletter

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.