DevOps é compatível com ITIL?

14 de junho de 2021
Adriano Martins Antonio

Para responder essa pergunta, precisamos ter em mente que ITIL e DevOps não são incompatíveis, mas isso não os torna necessariamente melhores amigos, diferentemente das outras possíveis combinações com métodos ágeis (como o Scrum, por exemplo). As práticas DevOps podem até ser compatíveis com o processo ITIL, mas para oferecer suporte aos prazos de entrega mais curtos e à frequência de implantação associadas ao DevOps, muitas áreas dos processos ITIL seriam totalmente automatizadas. 

DevOps combina com ITIL?

No campo de gerenciamento corporativo de TI, geralmente reconhecemos grupos como ITIL e COBIT como padrões da indústria. Várias empresas se beneficiam muito com o ITIL. 

No entanto, o DevOps têm várias práticas que um departamento de TI tradicional e convencional não aceitam facilmente, muito diferentes daquelas que estão sendo utilizadas na grande maioria das grandes empresas. Isso pode ser um problema?

DevOps e ITSM

Há uma contradição fundamental entre as ideias do DevOps e as do ITSM, que precisa ser resolvida. Um dos dois princípios-chave do gerenciamento de serviços de TI (junto com a abordagem baseada em processos para o gerenciamento de atividades) é a entrega de valor comercial de TI na forma de serviços.

Uma parte integrante da abordagem do serviço é o relacionamento cliente-fornecedor: o primeiro determina o que e por que é necessário, o segundo assume (alguns) riscos e custos associados à realização.

Espera-se que esses relacionamentos sejam documentados em detalhes em um acordo de nível de serviço (SLA), com as respectivas responsabilidades das partes envolvidas. 

É essencial ao DevOps a existência de uma única equipe que inclua TI e negócios. Trabalhando juntos, eles estão mais focados nas conquistas a longo prazo, do que nas de curto prazo, e certamente não estão preocupados com acordos formais. Juntos, eles caminham por essa estrada, que se torna claramente visível apenas à medida que avançam. Em caso de falhas, restará a eles aprenderem com seus próprios erros.

Em casos extremos, a fronteira entre TI e os negócios desaparecem por completo, o que é completamente diferente da abordagem tradicional. Ainda não foi possível encontrar a resposta definitiva a esta grande contradição, e também existem outros pequenos obstáculos. 

Principais diferenças entre DevOps e ITIL

Em outras palavras, as práticas de DevOps diferem em muitos aspectos das práticas habituais de um departamento de TI tradicional. Por muitos anos, as empresas trabalharam com o departamento de TI no princípio da otimização de custos, enquanto DevOps sugere mudar para otimização da velocidade. 

A gestão de mudanças de acordo com ITIL está focada na mitigação dos riscos, alcançada por um processo relativamente lento e estritamente formalizado com muitos controles, notificações, acordos e aprovações. De acordo com o DevOps, devemos realizar as mudanças o mais rápido possível, com testes e registros automatizados adequados.

Até o conceito de lançamento muda: de “lançamento é um complexo de mudanças preparadas, testadas e executadas simultaneamente” para “nova funcionalidade disponível para os clientes”.

Já deu pra notar que, de maneira geral, as recomendações ITIL diferem das ideias e práticas do DevOps. Talvez essas diferenças sejam insignificantes e apenas leves ajustes dos processos de ITSM sejam necessários. Entretanto, o mais provável é um cenário onde os processos ITIL são alterados além do reconhecimento.

Ficou com alguma dúvida, tem uma sugestão, ou outro ponto de vista? Comente aqui! E se você gostou do conteúdo, também não deixe de comentar.

Até mais!

 

O ChatGPT e a revolução das IAs

No fim do ano passado, uma das mais recentes tecnologias de Inteligência Artificial (IA) foi lançada para uso totalmente gratuito – o ChatGPT.  A ferramenta

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine Minha Newsletter

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.