Conformidade na Segurança da Informação

19 de abril de 2022
Adriano Martins Antonio

Avaliar quais regras e regulamentos se aplicam a uma organização não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, as empresas precisam cumprir várias estruturas e regras, muitas das quais não têm qualidades sobrepostas.

Por isso, é importante desmistificar estruturas comuns de segurança cibernética e requisitos regulatórios para ajudar as organizações a iniciar discussões sobre como alcançar a conformidade.

Entenda mais sobre esse assunto!

Regulamentos de Conformidade

Primeiramente, é bom explicar que conformidade pode ser descrita como rastreabilidade, obrigação, flexibilidade, tolerância e obediência.

Em resumo, uma organização deve observar seus próprios regulamentos internos, bem como as leis do país e os requisitos da legislação e regulamentos locais.

Às vezes, isso pode causar conflitos. Organizações multinacionais, em particular, devem aderir, por um lado, às suas próprias políticas internas, enquanto asseguram operar de maneira consistente, fazendo o mesmo em relação à legislação e aos regulamentos locais e internacionais.

Em geral, os regulamentos estão em vigor para ajudar as empresas a melhorar sua estratégia de segurança da informação, fornecendo diretrizes e práticas recomendadas com base no setor da empresa e no tipo de dados que mantêm.

Logo, a não conformidade com esses regulamentos pode resultar em multas severas ou até em uma violação de dados.

A maioria das empresas está sujeita a pelo menos um regulamento de segurança. A dificuldade vem em determinar quais se aplicam e interpretar quais políticas e controles são necessários para alcançar a conformidade.

Grande parte dessa dificuldade é porque os regulamentos não são escritos de uma forma que possa ser facilmente compreendida pela pessoa comum.

Várias vezes, a parceria com um profissional de segurança é necessária para decodificar os requisitos relevantes e elaborar um plano de implementação. Tais profissionais têm experiência na implementação de sistemas, políticas e procedimentos para atender aos requisitos de vários regulamentos e aumentar a segurança de uma organização.

Medidas de conformidade

Fica claro que produzir uma política interna dentro de uma organização é a maneira de entrar em conformidade.

O primeiro passo para uma organização é produzir uma política declarando que deve cumprir a legislação nacional e local, bem como os regulamentos.

Além disso, deve-se desenvolver procedimentos, diretrizes e ferramentas que esclareçam e ajudem os funcionários a aplicar esses regulamentos na prática.

Deve-se também conduzir análises de riscos para garantir a identificação dos riscos relevantes, a definição dos níveis corretos de segurança, além da determinação das medidas apropriadas para esses níveis de segurança.

A conformidade se relaciona com a área de segurança, mas é um campo especializado do conhecimento. Logo, para alcançar a conformidade, é importante trabalhar em estreita colaboração com especialistas legais.

E quando se encontra uma não conformidade? Aí deve-se descobrir a causa. Posteriormente, a empresa toma ações para que não aconteça novamente. E logo, procura-se realizar as medidas corretivas. A recomendação é arquivar e manter os resultados desse tipo de análise.

Quais regulamentos de conformidade se relacionam a uma organização?

Então, independentemente de uma empresa optar por contratar um consultor de confiança, o primeiro passo do processo é avaliar quais leis e atos se aplicam a ela. Uma vez concluídos, eles precisam organizar sua segurança da informação para lidar com os limites estabelecidos por esses atos.

Esse processo requer um plano definido que descreva uma maneira consistente e eficaz de alertar e lidar com ameaças.

Discutir legislação específica no que se refere a empresas individuais pode ser vago. Uma avaliação de segurança cibernética é uma ferramenta valiosa para alcançar esses objetivos, pois avalia a segurança e a privacidade de uma organização em relação a um conjunto de padrões e práticas recomendadas.

Entenda sobre o controle de acesso na Segurança da Informação e na relação desta com os fornecedores.

Requisitos legais, estatutários, regulamentares e contratuais

Os requisitos legais, estatutários, regulamentares e contratuais relevantes para a segurança da informação e a abordagem da organização para atender a esses requisitos devem ser identificados, documentados e mantidos atualizados.

Normalmente, deve-se levar em consideração tais requisitos quando:

  • Desenvolver políticas e procedimentos de segurança da informação;
  • Projetar, implementar ou alterar controles de segurança da informação;
  • Classificar informações e outros ativos associados como parte do processo de definição de informações e requisitos de segurança para necessidades internas ou para acordos com fornecedores;
  • Realizar avaliações de risco de segurança da informação e determinar atividades de tratamento de risco de segurança da informação;
  • Determinação de processos juntamente com funções e responsabilidades relacionadas às informações de segurança;
  • Determinar os requisitos contratuais dos fornecedores relevantes para a organização e o escopo de fornecimento de produtos e serviços.

Seja como for, o melhor método para abordar a situação de conformidade na segurança da informação na organização é descrever primeiro todos os regulamentos que a afetarão e, em seguida, determinar quais controles de segurança precisam ser implementados para atender a todos os requisitos de maneira eficaz.

Em muitas vezes, há requisitos sobrepostos incorporados em diferentes regulamentações, portanto, dividindo-o em duas fases, as empresas podem reduzir a quantidade de tempo e dinheiro que gastariam reduzindo o esforço duplicado de implementação de sistemas concorrentes.

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