DevOps como prática de Gerenciamento

2 de março de 2022
Adriano Martins Antonio

Sabemos que a cultura DevOps é uma combinação de filosofias culturais, práticas e ferramentas que trabalham com o objetivo de aumentar a capacidade de uma empresa na distribuição de seus serviços e aplicativos em alta velocidade.

Entre ser popular na área de TI e por seus inúmeros benefícios, ainda há muitas dúvidas sobre como a cultura DevOps pode ser mais eficiente e menos eficiente – e isso vale para quais situações onde ela é aplicada.

Por isso, a ideia aqui nesse artigo é te ajudar a entender essa prática progressiva de gerenciamento, cujo conceito na teoria é fácil, mas para ser aplicado já deixa as partes envolvidas em dúvida sobre que passo dar.

Sobre o DevOps

Em primeiro lugar, o DevOps, explicando rapidamente, é um método que enfatiza a colaboração de desenvolvedores de software – os Dev – e as Operações de TI – as Ops, para a construção, teste e liberação rápida de soluções, de maneira frequente e segura.

Assim, entende-se que o DevOps apresenta equipes multifuncionais que irão cuidar do produto/serviço em todos os níveis.

Dessa maneira, a execução do DevOps introduz uma prática bastante inovadora, pois ao invés da separação de trabalho, as partes envolvidas colaboram para o lançamento de uma solução conjunta. As operações podem se concentrar em fornecer novas soluções para o suporte, provendo ambientes de desenvolvimento em um menor tempo.

Claro, deve-se ter atenção, pois para que o DevOps funcione de maneira ainda mais eficaz, é necessário promover o uso de outras práticas progressivas.

Benefícios e Desafios do DevOps

Por sua abordagem ser bastante adequada para as necessidades cada vez mais dinâmicas das empresas, é possível ter certeza que o DevOps conta com uma série de benefícios.

Assim, obviamente, essas vantagens possuem um objetivo maior: aumentar o valor do negócio, desenvolvendo as soluções de forma ágil. Além disso, evita-se atrasos prolongados, grandes implementações e erros frequentes.

De modo geral, podemos ressaltar os seguintes benefícios:

  • Os ciclos de desenvolvimento são mais curtos;
  • Há redução de falhas gerais;
  • Há redução de falhas de implementação;
  • A inovação é aprimorada;
  • Os custos operacionais são mais baixos.

Assim como qualquer outra implementação, aplicar o DevOps também pode ser desafiador. Com desenvolvimentos cada vez mais complexos, aumenta também a tensão entre o desenvolvimento e as operações.

Portanto, é preciso buscar um equilíbrio. Para isso, é necessário pensar no DevOps como uma cultura. Então, seguindo tal raciocínio, certos desafios na implementação do DevOps envolvem fazer com que a organização entenda que:

  • Adotar uma cultura DevOps é algo muito maior do que apenas implementar ferramentas e recursos de automação;
  • DevOps não é uma nova equipe;
  • Deve-se superar pensamentos equivocados sobre a aplicação do DevOps para eliminar operações de TI;
  • O DevOps só funciona com a colaboração de todas as equipes.

Além disso, é desafiador ainda pensar em uma forma de equilibrar as mudanças e a estabilidade, superar as lacunas de habilidade e as crenças de que adotar o DevOps significa ignorar as atividades de Governança e os controles.

Veja também as diferenças entre Scrum e Kanban – dois frameworks de gerenciamento de projetos.

DevOps como uma Prática de Gerenciamento

O foco aqui é saber em que situações o DevOps é mais e menos eficiente. Por isso, listamos abaixo onde esse método pode demonstrar todos os seus benefícios:

  • Quando há soluções em que o valor do negócio precisa ser alcançado de maneira rápida;
  • Quando há soluções que irão desencadear mudanças rápidas depois que elas entrarem em operação;
  • Em situações onde o objetivo é eliminar erros e defeitos que estão relacionados com as implementações de software;
  • Quando o objetivo é quebrar barreiras entre a equipe de desenvolvimento e a operacional;
  • Quando o objetivo for a redução de trabalho envolvido no desenvolvimento de trabalho. 

Onde DevOps não é eficiente?

Aliás, vale mencionar que o DevOps não é tão indicado (não é eficiente) em situações como:

  • Onde há pouco suporte de gerenciamento para equipes integradas de desenvolvimento e operações;
  • Quando existe uma cultura organizacional concentrada em ferramentas e tecnologia sem incluir processos e pessoas;
  • Em organizações onde o DevOps é uma prática inserida apenas no desenvolvimento, sem integração com as operações;
  • Em organizações que operem com baixo valor CALMS (Culture, Automation, Lean, Measurements and Sharing);
  • Ambientes em que a operação e o gerenciamento de aplicações ocorrem de maneira tradicional há muitos anos;
  • Onde não há confiança entre as equipes de Desenvolvimento e as Operacionais.

Historicamente, sempre houve problemas entre desenvolvedores e a operação, por causa do uso de uma estrutura de entrega linear, formada pelo Desenvolvimento, as Operações e o Controle de Qualidade.

Por isso, as operações encontraram muitos erros e problemas nas soluções. No entanto, como dito anteriormente, para que o DevOps funcione de maneira eficaz, é fundamental a utilização de outras práticas progressivas, como é o caso do Ágil, Lean, Automação para velocidade, Entrega Contínua e Teste Contínuo.

Em suma, é fundamental analisar bem como é o ambiente organizacional onde você quer aplicar o DevOps para que se garanta total eficácia dessa prática de gerenciamento.

Confira os outros textos do blog e se tiver alguma dúvida, deixe um comentário.

Esse tema e muito outros relacionados a Gestão de TI, inclusive preparatórios para várias certificações internacionais nessa área, você pode ter acesso em forma de aulas no plano de assinatura PMG Prime. Trata-se de um programa microlearning, por meio do qual você vai concluindo os minicursos e se qualificando. A cada microlearning que você faz, um certificado de conclusão a mais para alavancar seu currículo. Vale conferir e assinar (dica do tio Adriano!): Comece agora a estudar!

O ChatGPT e a revolução das IAs

No fim do ano passado, uma das mais recentes tecnologias de Inteligência Artificial (IA) foi lançada para uso totalmente gratuito – o ChatGPT.  A ferramenta

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine Minha Newsletter

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos em seu e-mail.